+351 232 187 165  |  FAQ  |  Contacte-nos

Login  |  Registo  |  Pedidos

  
  
  
  

Como escolher a sua máquina fotográfica

Qual a melhor camara fotografica para si


Existem um conjunto de questões importantes que deverá considerar antes de comprar uma máquina fotográfica.

A primeira dessas questões será a definição das suas necessidades fotográficas actuais e futuras.

Precisa de comprar uma máquina fotográfica para uma utilização casual ou para uma utilização mais intensiva e profissional?

Qual o género de fotografia que irá fazer? Fotografia de família? Fotografia de Viagens? Fotografia profissional de casamentos? Fotografia de eventos?

É iniciado na fotografia e está a começar a aprender a fotografar e pretende uma máquina fotográfica de fácil utilização?
Ou é um fotógrafo com um conhecimento intermédio ou avançado e pretende uma máquina fotográfica com recursos mais avançados e profissionais?

Para responder a estas questões e assim simplificar a compra da máquina fotográfica que melhor se adapta às suas necessidades, agrupamos as câmaras em três grupos tendo em conta as características comuns entre elas.

No entanto importa acrescentar que cada máquina fotográfica apresenta as suas vantagens e desvantagens, tendo em conta as suas características como por exemplo o peso e tamanho, a robustez e a ergonomia, a qualidade fotográfica, as funcionalidades entre outros aspectos.


Máquina Fotográfica DSLR
Máquina Fotográfica Mirrorless sem Espelho
Máquina Fotográfica Bridge Super Zoom
Máquina Fotográfica Compactas


Comprar camara fotografica compacta


Máquina Fotográfica Compacta

As máquinas fotográficas compactas são normalmente caracterizadas por serem máquinas pequenas e leves oferecendo a grande vantagem no que respeita à facilidade de transporte.

Outra das vantagens das câmaras compactas respeita à simplicidade de utilização, sendo ideais para os fotógrafos com pouca experiência e que pretendem uma utilização mais casual, como por exemplo para realização de fotografias das suas viagens e da sua família, ou documentar um evento.

Apesar de compactas e tecnicamente pouco complexas, muitos dos modelos disponíveis no mercado já possuem tecnologias avançadas como por exemplo processadores de imagem rápidos, estabilizadores de imagem e modos de exposição criativos.

Alguns modelos de máquinas compactas apresentam características muito interessantes como é o caso de poderem ser à prova de água e possuírem funcionalidades macro.

Compre a câmara fotográfica compacta que melhor se adapta às suas necessidades e comece a registar em fotografia ou em vídeo os seus momentos em família!

Máquina Fotográfica Bridge

As câmaras fotográficas bridge foram criadas com o intuito de fazerem a ponte entre as máquinas compactas e as máquinas DSLR.

As câmaras bridge são muitas vezes conhecidas por serem de todo-o-terreno dada a versatilidade de se adaptarem facilmente a várias situações e assuntos fotográficos sem necessidade de equipamento extra.

Existem algumas semelhanças entre as bridge e as máquina DSLR especialmente no aspecto visual e ergonómico, existem modelos de câmaras bridge que possuem uma sapata no corpo para colocação de um flash dedicado e punhos para um melhor manuseamento.

Uma vantagem assinalável das câmaras bridge em relação às DSLR é a portabilidade e peso, sendo as bridge câmaras mais fáceis de transportar e sem necessidade do peso de objetivas extra.


Comprar camara fotografica bridge

Quanto aos sensores das câmaras bridge, estes apresentam normalmente uma área ligeiramente maior do que os presentes nas máquinas compactas, o que pode trazer ganhos adicionais em termos de qualidade de imagem.
Com o intuito de permitirem uma maior versatilidade criativa e um controlo diversificado, as câmaras bridge oferecem diferentes modos de exposição. Desde os modos manuais, semi automáticos e os modos totalmente automáticos.

Desta forma as bridge adaptam-se facilmente quer ao fotógrafo com pouca experiência e até mesmo ao fotógrafo mais avançado que pretende um controlo total da sua fotografia.

À semelhança das câmaras compactas, as câmaras bridge possuem uma objetiva fotográfica acoplada no seu corpo não permitindo a sua sua troca. Este aspecto pode ser visto como uma limitação mas, para dotar a bridge de uma maior versatilidade, esta objetiva fixa no corpo da máquina normalmente permite percorrer grandes distâncias focais, apresentando um factor zoom elevado e suficiente para cobrir a maioria das situações fotográficas do dia a dia.






Comprar camara fotografica BRIDGE

Máquina Fotográfica DSLR

As câmaras fotográficas DSLR, também conhecidas por câmaras de objetivas intermutáveis, são máquinas muito versáteis dada a possibilidade de se utilizar mais do que uma objetiva no mesmo corpo e assim ajustar a câmara aos mais diversos cenários fotográficos de uma forma simples e rápida.

As câmaras DSLR vêm equipadas com dois formatos de sensores, o formato APS-C e Full Frame.

Os formatos APS-C encontram-se normalmente presentes em modelos de câmaras de entrada de gama e gama média e o formato de sensor Full Frame surge em modelos de gama alta.

O que distingue estes três formatos é o tamanho do sensor, o tamanho Full Frame mede o mesmo que um filme de 35 mm (36 mm x 24 mm) usado em câmaras SLR's analógicas, enquanto que o formato APS-C apresenta medidas ligeiramente diferentes dependendo do fabricante.

Por exemplo, o sensor APS-C da Canon tem o tamanho de 22.2×14.8 mm enquanto que a Nikon e a Sony o sensor APS-C tem o tamanho de aproximadamente 23.6×15.7 mm.

Quanto maior for a área do sensor (tamanho) e mantendo-se todas as restantes variáveis fixas, em particular a quantidade de megapxeis, maior será a qualidade da imagem e o desempenho em situações de ISO elevados.





Comprar Camara Fotográfica FULL FRAME

Por possuírem um espelho no seu interior e uma ocular óptica as DSLR são também designadas por REFLEX.

As máquinas fotográficas DSLR possuíam recursos avançados no controlo da exposição como é o exemplo da utilização do modo manual, mas o fotógrafo pode mesmo assim escolher os modos semi-automáticos como são o casos dos modos de prioridade à abertura e prioridade à velocidade.

Algumas câmaras DSLR incluem também alguns modos totalmente automáticos programados e desenvolvidos para o fotógrafo que ainda não domina as opções mais avançadas mas pretende, mesmo assim, utilizar uma câmara DSLR.

As DSLRs estão normalmente equipadas com um flash incluído no seu corpo (flash pop-up) no entanto este flash apresenta limitações no que toca a criatividade e controlo da luz.

Desta forma as máquinas permitem a utilização de um flash dedicado que pode ser colocado na sapata da câmara permitindo controlar melhor a luz de flash e obtendo-se resultados mais profissionais.

Quer pretenda uma DSLR de sensor APS-C ou uma DSLR de sensor Full Frame compre na nossa loja a marca e o modelo de câmara DSLR que melhor responde às suas necessidades!

Comprar câmara fotográfica APS-C

Comprar Câmara Mirrorless Full Frame


Máquina Fotográfica Mirrorless CSC

As máquinas mirrorless, também designadas por câmaras CSC (Compact System Cameras) caracterizam-se por não possuírem um espelho e um visor óptico, tornando-as mais pequenas e leves do que as máquinas DSLR.

Não existindo espelho nem visor óptico, o sensor da câmara está sempre exposto à luz, o que permite uma pré visualização digital da imagem no ecrã LCD e/ou no visor eletrónico (EVF).

À semelhança das câmaras DSLR, as câmaras mirrorless utilizam um encaixe tipo baioneta o que as tornam também muito versáteis dado que permitem a troca de lentes de acordo com o assunto a ser fotografado e os resultados criativos desejados.

Comprar Fotográfica Mirrorless APS-C


Um dos aspectos importantes a ter em consideração ao comprar uma câmara sem espelho e pretender continuar a utilizar as suas actuais lentes DSLR é a necessidade de adquirir um adaptador para o efeito.

A principal necessidade da utilização de um adaptador reside no facto de a distância entre a montagem da lente e o sensor ser muito menor numa câmara mirrorless do que numa DSLR sendo necessária a sua correção.

De referir ainda que este adaptador poderá sacrificar algum desempenho mas, os fotógrafos com orçamentos mais limitados, certamente irão encontrar nesta solução uma forma económica de começar a usar máquina mirrorless sem investir em lentes específicas.

As câmaras sem espelho CSC permitem a colocação de um flash dedicado na sapata e, à semelhança das DSLR apresentam a opção de fotografar em modo totalmente manual, semi automático e automático.

Dois dos fabricantes que têm dado grandes passos na tecnologia mirrorless são a Fujifilm, OlympusSony e  que actualmente possuem diferentes modelos quer para o fotógrafo entusiasta quer para o fotógrafo mais avançado.

Quer pretenda comprar uma câmara mirrorless FULL FRAME, mirrorless APS-C ou MTF (Sistema Micro Quatro Terços) encontrará na nossa loja online a marca e modelo ideial para si!

Destacamos e recomendamos no que respeita às máquinas mirroless Full Frame a câmara Sony Alpha 7 III lançada recentemente.

Já no formato APS-C destacamos a marca FUJIFILM com o novo modelo XH1.

Comprar Fotográfica Mirrorless MTF

  
  
  

Categorias