+351 232 187 165  |  FAQ  |  Contacte-nos

Login  |  Registo  |  Pedidos

  
  
  
  

Como escolher uma objetiva fotográfica

Como escolher a sua objetiva fotografica


Existem diversos aspectos e características que são importantes ter em consideração no momento de escolher e comprar uma objetiva fotográfica.

Um dos aspectos que desde logo devemos considerar reside na escolha entre comprar uma objetiva fixa ou comprar uma objetiva zoom.

O que diferencia as objetivas fixas das objetivas variáveis são as suas distâncias focais.

A distância focal determina o ângulo de visão de uma objetiva e, por conseguinte, irá definir o quanto um assunto aparece ampliado na imagem.

Quanto maior for a distância focal, menor será o ângulo de visão e maior será a ampliação ou zoom do assunto que está a ser fotografado.

objetiva fixa e objetiva zoom
objetiva fixa e objetiva variável

Assim sendo existem objetivas com distâncias focais fixas, também designadas por objetivas primes e objetivas com distâncias focais variáveis, também designadas de objectivas zoom.

A distância focal surge inscrita em milímetros (mm) na descrição das objetivas. Como exemplo temos as objetivas fixas 50mm e a objetiva zoom de 70-200mm que apresenta distâncias focais variáveis entre os 70mm e os 200mm.

Qual a melhor objetiva para mim? Fixa ou Zoom?

A escolha entre comprar uma objetiva fixa ou com zoom é uma das dúvidas mais frequentes principalmente nos fotógrafos iniciantes e que se encontram a dar os primeiros passos na fotografia.
Tendo em conta estas dúvidas apresentamos as vantagens/pontos fortes destas duas objetivas.

Vantagens das objetivas fixas

Peso: tendo em conta a construção simples deste género de objetivas, estas são normalmente mais pequenas e leves quando comparadas às objetivas zoom com distâncias focais aproximadas.

Abertura: As objetivas com distâncias focais fixas oferecem aberturas maiores do que as objetivas com zoom sendo mais luminosas. Em contrapartida, quanto maior for a abertura, menor será a profundidade de campo.

Dependendo do tipo de fotografia que se deseja realizar, este aspecto poderá ser muito interessante.

Como exemplo temos a fotografia de retrato em que utilizando-se uma abertura de f/1.8 e focando no assunto conseguimos desfocar o fundo criando o que se designa de bokeh.

vantagens das objetivas fixas

Qualidade: Ainda que as objetivas zoom estejam a melhorar consideravelmente a sua qualidade óptica, as objetivas fixas são conhecidas pela sua qualidade de imagem superior.

Este tem sido um dos argumentos apresentados quando se comparam objetivas fixas e objetivas zoom.

Assim, por existirem menos partes móveis e menos elementos óticos no seu interior, tornam-se mais acessíveis em termos de preço.

comprar objetiva fixa
objetivas zoom vantagens

Vantagens das objetivas zoom

Versatilidade: As objetivas zoom permitem fotografar várias distâncias focais numa questão de segundos. Este aspecto é particularmente útil em vários géneros de fotografia incluindo fotografia de viagem, casamentos e desporto. Nos casos em que a troca de objetiva signifique perder o momento fotográfico certo, a objetiva com distâncias focais variáveis poderá ser uma solução muito interessante.

Portabilidade: Ainda que normalmente as objetivas fixas tenham um tamanho físico menor, a nível de portabilidade as objetivas com distância focais variáveis apresentam vantagens significativas. Isto porque, como uma objetiva zoom contempla várias distâncias focais evitam transportar objetivas individuais que cobrem essas mesmas distâncias. Temos o exemplo de uma objetiva zoom de 70-200mm que, para se conseguir algumas das suas distâncias focais, seria necessário transportar pelo menos 4 objetivas fixas de 85mm, 100mm, 135mm e 200mm.

comprar objetiva zoom

Preço: Apesar de as objetivas zoom com qualidade equiparável às objetivas fixas sejam mais caras, o custo de uma objetiva zoom irá ser sempre inferior ao de várias objetivas fixas.

Qual destas duas objetivas escolher?

Como referido anteriormente há um conjunto de factores a ter em consideração no momento de escolher em comprar uma objetiva fixa ou uma objetiva zoom.

A escolha poderá ter em conta o tipo e estilo de fotografia que normalmente realiza ou pretende vir a realizar, o orçamento disponível, o nível de portabilidade desejado e com que frequência pode trocar de objetivas sem comprometer o seu processo de trabalho fotográfico.

Qual o tipo de objetiva comprar?

Tendo em conta as distâncias focais, as objetivas podem ser classificadas segundo o tipo e utilização fotográfica que lhes são mais comuns.

É importante ter em conta que não existe uma classificação universal, os fabricantes de objetivas adotam terminologias nem sempre coincidentes para designarem as diversas distâncias focais.

Grande Angular

Uma objetiva com menos de 35mm de distância focal poderá ser considerada uma objetiva grande angular sendo o seu uso mais comum em fotografia de arquitetura, interiores e paisagem.

Destacamos por exemplo as objetivas zoom grande angular Sigma 18-35mm f/1.8 ART nas suas versões compatíveis com Canon, Nikon e Sony e a grande angular zoom Tamron 15-30mm f/2.8 SP tabém compatível com as marcas de câmaras anteriores.

Quanto às objetivas fixas grandes angulares recomendamos a Samyang 10mm f/2.8 para Nikon, Canon, Sony e Fujifilm.

Comprar objetiva grande angular

Standard ou normal

Normalmente nesta classificação encontramos objetivas com distâncias focais entre os 40mm e os 85mm, objetivas normalmente usadas em fotografia de retrato.

Destacamos as objetivas standard Sigma 85mm f/1.4 ART compatíveis com Nikon, Canon e Sony e a objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STMNikkor AF-S 50mm f/1.8GSony E 50mm f/1.8 .



Comprar objetiva standard e normal

Teleobjetiva

As objetivas com uma distância focal entre 70-300mm podem ser classificadas de tele objetiva de alcance médio e normalmente utilizadas em fotogragia de retrato, desporto e vida selvagem.

As objetivas com distâncias focais superiores a 300mm são normalmente designadas por super teleobjetivas, no entanto, decidimos considerar as teleobjetivas de alcance médio e as super objetivas como pertencendo ao mesmo tipo.

Comprar tele objetiva

Para além da classificação anterior existem existem objetivas geralmente classificadas como objetivas especiais dada as suas utilizações serem mais restritivas, criativas e técnicas.

Neste tipo de objetivas encontramos as objetivas Macro, Tilt and Shift e Olho-de-Peixe.




Comprar objetivas especiais

Objetivas Macro

As objetivas macro caracterizam-se por permitirem uma distância de focagem extremamente curta e uma taxa de reprodução de 1:1.

As objetivas macro são normalmente utilizadas em macrofotografia de produtos, natureza (insetos, flores) sendo também utilizadas para produzir imagens de cariz criativo.

Comprar objetiva macro

Objetivas Tilt and Shift

As objetivas Tilt and Shift são normalmente utilizadas em fotografia de arquitetura, dado que permitem remover por completo problemas de paralelismos na fotografia.

Como características particulares as objetivas Tilt and Shift oferecem a basculação horizontal (tilt) e basculação vertical (shift) de alguns dos seus elementos ópticos.

Comprar objetiva TILT AND SHIFT

Objetivas olho-de-peixe

As distâncias focais típicas destas objetivas situam-se entre os 8 e os 10mm e distinguem-se por reproduzir imagens circulares com um ângulo de visão diagonal de 180º. O elemento óptico frontal das objetivas olho-de-peixe também de destinguem por apresentarem uma curva.

Estas objetivas são normalmente utilizadas em astronomia ou interiores de algumas construções. As objetivas olho-de-peixe podem ser usadas creativamente dado que podem criar distorções significativas nas fotografias (efeitos surrealistas).

Comprar objetiva FISH EYE olho de peixei

Qual a melhor abertura do diafragma?

A abertura do diafragma é outro dos aspectos a ter em consideração quando estamos a escolher a nossa objetiva fotográfica.

A abertura do diafragma é designada pela letra f e, dependendo da objetiva, podemos encontrar valores de f/1.8, f/11, f22, etc.

Quanto maior for o valor de f, por exemplo f/22, menor é a quantidade de luz que incide sobre o sensor da câmara fotográfica. Quanto menor for o valor de f, por exemplo f/1.8, maior é a quantidade de luz que incide sobre o sensor.

A escolha da abertura máxima que a objetiva consegue alcançar terá de ter em consideração ao tipo de fotografia que pretende fazer.

Objetivas luminosas (rápidas)

As objetivas luminosas possuem normalmente aberturas máximas de f/1.2 a f/2.8, normalmente utilizadas em situações de pouco iluminação e em retratos pelo desfoque (reduzida profundidade de campo) que as grandes aberturas criam (bokeh).

As teleobjetivas com uma abertura máxima de f/4 já se podem considerar como sendo objetivas luminosas.

Objetivas menos luminosas

As objetivas menos luminosas são normalmente aquelas com valores de abertura máximos de f/5.6 e utilizadas em situações que existem boas condições de luz.

Por exemplo no exterior num dia de sol uma abertura máxima de f/5.6 ou até f/8 poderá ser mais que suficiente para expor convenientemente uma fotografia.

Regra geral as objetivas com maiores aberturas são mais caras do que uma objetiva equivalente mas com uma abertura maior.

Compatibilidade da objetiva com a câmara fotográfica

Um aspecto importante no momento da escolha da sua objetiva refere-se à compatibilidade da objetiva com a sua câmara fotográfica.

Existem objetivas especialmente desenvolvidas para as câmaras com sensores APS-C  objetivas desenvolvidas para câmaras com sensor Full Frame e objetivas compatíveis exclusivamente com o formato de sensor MTF, também designadas por montagem micro quatro terços.

Ao decidir comprar uma objetiva para uma câmara Full Frame esta poderá ser usada também em câmaras com sensor APS-C já a situação inversa não se aplica.

Estabilizador de imagem

Existem câmaras fotográficas que já trazem o estabilizador de imagem integrado no seu próprio corpo, como exemplo a Sony Alpha 7 III com estabilizador de imagem no próprio sensor.

Por outro lado encontramos estabilizadores que estão incorporados nas próprias objetivas, como exemplo a objetiva Sigma Sigma 24-105mm f/4.0 ART DG OS HSM e a SIGMA 18-300MM F/3.5-6.3 CONTEMPORARY OS.

Ao escolher a sua objetiva tenha em atenção as siglas identificadores do sistema de estabilização.

As objetivas Nikon com estabilizador de imagem são designadas de VR (Vibration Reduction) , já nas objetivas Canon este sistema é designado por IS (Image Stabilization), na Sigma encontramos a designação OS (Optical Stabilizer) e na Tamron VC (Vibration Compensation).

  
  
  

Categorias